Divórcio Pensão Alimentícia

5 passos para Divórcio

Spread the love

Todo mundo planeja o casamento, por mais simples que seja. Um casamento no civil ou uma grandiosa festa religiosa. Mas na maioria das vezes é palco de muitos sonhos e expectativas. Muito dinheiro investido, muitos envolvidos.

 

Depois quando chega a hora do divórcio, os casais acabam querendo desfazer o sonho de uma vida em um dia e nisso que muita gente acaba se atrapalhando.

 

Em uma sociedade patriarcal, machista em que mulheres são bem vistas quando têm seu benfeitor…ou melhor marido. O Divórcio desde sempre acaba sendo um tabu mais sentido por nós. Não, não é um momento fácil requer muita maturidade para conseguir se reconstruir depois de uma separação. Mesmo que o amor já não existe, o transformar uma vida em duas é bem burocrático e exige a atenção pra muitos fatores.

 

Então o que digo pra minhas clientes? Assim como planejou a casamento, é interessante planejar o divórcio. Claro que existem os casos extremos de relacionamento abusivo que esse tempo de planejamento não acaba ocorrendo… mas para todos os outros eu incentivaria o planejamento.

 

O planejamento inclui os aspectos emocionais, financeiros e propostas de resolução amigável do divórcio. É preciso definir os seus objetivos: saber em que questões é possível ceder em um acordo e o que considera inegociável

 

Passo 1  “GANHO DE PERSPECTIVA”: Sabe aquele famoso “tempo” ? Não é vergonha e é completamente saudável você invoca-lo nesse momento. Sair um pouco do ambiente que te adoece, entender de fato o que está havendo em seu relacionamento hoje.

 

Evite tomar decisões precipitadas com base em suas emoções. Com o passar do tempo, ou com certo distanciamento, é possível adquirir uma nova visão do conflito. Depois que os ânimos se acalmarem, você terá mais clareza para planejar o que é melhor para você e seus filhos.

Sair de casa não lhe fará perder nenhum direito (largar os filhos para trás, SIM pode ser decisivo na hora do pleito da guarda). Então distancie-se se necessário antes de tomar uma decisão definitiva, sinceridade ainda continua sendo a melhor pedida.

 

Passo 2 – antes de qualquer coisa, consulte um advogado familista para que você tire TODAS suas dúvidas. Pra você entender como ficarão os filhos, pensão, visita, guarda e para que nenhuma dúvida possa ser usada contra você como manipulação.

 

Nada de confiar na prima do vizinho que está no 5º ano de direito, opte por alguém especializado na área pois o direito em si é muito amplo e um advogado generalista em alguns casos não consegue acompanhar as leis que mudam constantemente.

 

Anote todas suas dúvidas e não tenha vergonha de perguntar até não sobrar nenhuma. Sabia que existe três formas de divórcio; consensual, litigioso e extrajudicial? Sabe como é feita a divisão de bens? Sabia que as dívidas também são divididas? E os filhos, como pretende o regime de convívio? Sabe o que de fato é guarda compartilhada? E a pensão? O pai tem que ajudar em mais algo além do estipulado? São muitas questões pra confiar no Dr. Google… acredite em um especialista para não ter surpresas.

 

Passo 3 – Você precisa ver no detalhe todas as despesas da casa. Aluguel, condomínio, impostos, carro, escola das crianças, supermercado, plano de saúde… Listar e entender exatamente o custo de vida da sua família é essencial.

 

Não tenha pressa em separar se organize, para conseguir manter o custo de vida sozinha. SIMMM TERÁ A PENSÃO, mas leve em conta que caso aconteça de forma litigiosa esse valor pode demorar um tempo para vir. Trace seu plano, como será sua vida a partir de agora financeiramente falando? Levando em conta novos gastos caso seja preciso… babá, transporte.

Com este conhecimento, você vai poder avaliar como deverá ser a divisão de responsabilidades e iniciar a conversa sobre a pensão alimentícia.

 

Passo 4 – Ao saber de todos seus direitos, se organizar como será financeiramente, vamos falar em divisão.

 

Vamos documentar todos os bens reais do casal desde aplicações (dinheiro investido) até imóveis e automóveis. Fotografe a casa inteira, com todos os móveis, se possível já digitalize todas as notas fiscais que possui.

 

Lembre-se que contas e boletos também são divididos entre os dois. Então aquele longo carnê ou aquele cartão de crédito estourado é algo que deverão negociar e continuar dividindo até o final.

 

Passo 5 –  Construa seu plano de divórcio; organize como será sua rotina com as crianças sem poder contar com o marido ou então se ele ainda vai te ajudar na rotina. Você vai dar conta de assumir uma casa sozinha nesse momento?

Converse com as crianças, explique que papai e mamãe estão se separando mas continuarão amando as crianças. Tente sempre deixar claro que o amor para com as crianças nunca diminuiu. E nunca transfira aos filhos questões do divórcio, entenda que pra eles já será difícil e eles não precisam participar mais do que o necessário.

 

Estabeleça os gastos, decida se irá manter-se na casa ou vai locar um novo imóvel. O que muitas fazem é voltar para casa dos pais até que tudo se assente. Mas tenha seu próximo ano planejado para que isso não gere mais ansiedade e frustração.

 

Organize-se para trocar o nome nos documentos caso tenha incluído o nome do ex no seu, separe as contas conjuntas e bom recomeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *