Artigo por CONVIDADA Violência Doméstica

  SOBRE A LEI MARIA DA PENHA E UM CONSELHO!

Spread the love

Mãelheradaaaaaaaaaa, inicio minha participação neste espaço tão maravilhoso com pinceladas de um dos temas que mais gosto de falar. No decorrer deste ano, pretendo abordar diversos aspectos da lei Maria da Penha que muitas desconhecem e, de alguma forma, poder auxiliá-las nesta batalha tão difícil que é a cura das vítimas de violência doméstica.

Tenho certeza de que vocês já ouviram falar ou conhecem alguém que já fez uso da lei Maria da Penha, muitas vezes, de uma forma negativa … “essa lei é de mentira”, “depois de morta não adianta”, “ele debocha da minha cara”, “liguei para polícia e eles não apareceram”, dentre outras falas que ouvimos por ai!

Mas, infelizmente, noto que muitas mulheres que não acreditam na eficácia desta lei, quando analisamos a fundo, em quase 100% dos casos, é a falta de conhecimento e de profissionais capacitados que fazem a mulher se sentir desprotegida e desacreditada na justiça.

Por isso, quero aqui, em breves palavras, dar um valioso conselho a vocês que vivenciam essa situação em seus lares ou que já não convivem mais na mesma casa, mas estão em processo de separação…

PROCURE UMA PROFISSIONAL CAPACITADA! Pergunte a ela, você atua na área de violência doméstica?! Se ela responder sim, agende um horário, olhe nos olhos, sinta a energia que ela transmite e tenho certeza de que você vai se surpreender no quanto esta profissional e a lei poderá te ajudar! Principalmente, para completar o seu processo de separação no âmbito familiar.

Portanto, é muito importante você ser assistida por uma advogada que tenha empatia com a sua situação, alguém que realmente se preocupa com o seu problema e que esteja disposta a lhe ajudar a transformar sua vida, porque é disso que você precisa!

E a lei Maria da Penha é isso, foi uma mulher que sofreu tanto e não desistiu de procurar ajudar! De mudar sua vida! De mudar a vida de outras mulheres como ela! Se você parou para ler esse texto, pense em quantas mulheres próximas de você podem ser ajudadas, aconselhadas, acolhidas! Não desista dela, não desista de você, erramos, perdoamos, quando conseguimos dar dois passos para frente voltamos quatro… e está tudo bem! Uma mulher que sofre violência doméstica precisa ser empoderada, precisa descobrir que lá dentro em algum lugar, esta escondida aquela luzinha que brilhava muito, mas em algum momento da vida foi ofuscada, pelo machismo, pela família, pela loucura do dia a dia. Mas que precisa, urgentemente, ser incorporada a outra luz, para criar forças e brilhar sozinha, como era antes de tudo acontecer!

A lei Maria da Penha é considerada uma das leis mais completas do planeta. E devemos fazer bom uso dela, através de profissionais capacitadas que lhe auxiliarão da melhor forma possível, explorando tudo que há a seu favor. Através das medidas protetivas ou medidas de urgência podemos conseguir a guarda provisória, alimentos provisórios, retirar o agressor de casa, suspender o porte de arma dele, nos afastar de nossos empregos, dentre outras previstas na lei.  Mas é necessário procurar uma profissional que entenda a sua necessidade e trace um caminho para seguirem juntas até o final. Não desistam de lutar, não desistam dos seus diretos! Nascemos para vencer!

Seguimos juntas!

 

 

 

 

 

 

Artigo por Dra. Rosângela Nunes /RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *